Divergente

Quatro

segunda-feira, fevereiro 16, 2015



Atenção: Esse não é o primeiro livro dá serie, portanto essa resenha contém spoiler de Divergente, Insurgente e Convergente.

Acho que coisa mais legal para um fã de series já concluídas é quando a autora faz os contos da perspectiva de outro personagem. E a Veronica Roth nos presenteou com visão de Quatro.

O livro possui 4 histórias sobre o ponto de vista do Tobias:

1ª - A Transferência: Essa história mostra um pouco da vida dele antes da Cerimônia da Escolha: o Abuso e o controle de  Marcus sobre o próprio filho, a maneira como o pai o escondia e como as outras pessoas, principalmente as da abnegação, o tratavam e, claro, a sua dúvida em escolher uma facção.
Eu achei muito interessante saber como ele se sentia em relação a tudo o que acontecia em casa e podemos entender melhor os motivos que o levaram a escolher a audácia ao em vez de outra facção e como ele adquiriu o codinome de Quatro.

2ª - A Iniciação: Com esse podemos ver como era o processo de iniciação antes do Eric se tornar um  líder, a relação tanto do Tobias com Eric como do Tobias com Amah, o seu instrutor.
Essa foi minha história preferida. Eu adorei esse processo de iniciação do ponto de ista da Tris e mais ainda do Tobias.

3ª - O Filho: Nessa história entendemos como foi o reencontro do Quatro com a Mãe, como ele descobriu o ataque contra a Abnegação, como escolhem um líder dentro da audácia e seus motivos para negar esse cargo.
É uma história que nos ajuda a entender melhor a cabeça do Tobias seus medos, suas prioridades, desejos e as necessidades de "pequenos momentos de rebeldia", que foram minhas partes preferidas.


4ª  - O Traidor: É somente nessa historia que temos a presença da Tris, portanto podemos acompanhar a evolução do sentimento do Tobias por ela e suas preocupações de que Tris tenha o mesmo fim de Amah.
Foi uma ótima história, pega exatamente o que eu senti falta no livro: saber como Tobias se sentia em relação a ela.

Eu adoro ler essas histórias porque, enquanto estou lendo a saga pelo ponto de vista da narradora original, sempre fico me perguntado o que o outo personagem está pensando ou sentindo. Mas há um risco desses livros erem horríveis porque dá pra imaginar que deve ser bem mais difícil escrever histórias sem deixar nenhuma ponta solta ou informações que não se encaixam. Mas a Veronica escreveu esse livro de uma forma tão incrível que nem parece que eu já li aquilo, da pra sentir as emoções como se fosse a primeira vez.
Durante o livro, por mais que sejam contos, da pra perceber a evolução do Tobias e, pra mim, a Veronica Roth poderia reescrever a trilogia inteira da visão do Quatro que eu não me importaria nem um pouco, inclusive, acho que ela poderia explorar esse universo ao máximo, por que eu realmente acho que ainda tem muita coisa que pode ser tirada dessa Chicago futurística.

"Não existem salas seguras, assim como não existem verdades seguras ou segredos que possam ser contados em segurança." 


10 estrelas 


You Might Also Like

4 comentários

  1. Aiii que perfeito!
    Se a capa já é destruidora, imagine a estória em si!
    Eu super amo essa série, e a autora realmente é impressionante!
    Pretendo ler "Quatro" o mais rápido possível.
    PS: esse livro numa estante deve lacrar tudo, de tão lindo! ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa capa é incrível.
      P.s.: Sim, ele lacra kkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Oi Emylle! Eu estou louca para ler este livro. Me empresta? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ashahhahashsahas talvez um dia, sabe. talvez não hsahshahshahshas

      Excluir

Nosso Facebook

Instagram