2015

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2015

quinta-feira, dezembro 31, 2015



2015 chegou ao fim, e para comemorar o ano novo o blog está participando da Retrospectiva
Literária, um projeto muito legal criado pelo blog Pensamento Tangencial. A proposta é eleger o melhor  livro para cada categoria e, assim, fazermos um balanceamento do que lemos durante esse ano.
Como não escrevo sozinha aqui no blog, chamei a Vitória para responder as categorias comigo.

[= resposta da Vitória    = resposta da Emylle ]

A aventura que me tirou o fôlego:  
V.: Apenas um Dia 
E não foi por menos que me apeguei tanto a esse livro, ele fala sobre a viagem do sonhos, e consequência de achar alguém que mexe profundamente com nossos sentimentos e desafia a fazer aventuras que o medo sempre impediu, além do romance entre Alisson e William que é de arrancar suspiros.



O suspense mais eletrizante: 
E.: Eu Sou o Número Quatro 
Essa é uma série de livros um pouco extensa, que trata de uma raça de Alienígenas que estão se escondendo. Eu adoro essa temática, mas  em 2015 só li o primeiro livro. Quem sabe em 2016 eu consiga ler os outros. 



O romance que me fez suspirar: 
V.: Se eu ficar
E que não leu que não suspirou, né? A história de Mia e Adam foi um grande estrondo, que conta até onde vamos por um amor, e quanto um incidente da vida pode mudar todos os percursos e respostas.




A fantasia que me encantou: 
V & E.: Harry Potter.
Quem que não se encantou com essa história?   Esse ano ambas lemos Harry Potter, a Vitória pela segunda vez, e eu, Emylle, pela primeira. Mas não importa quantas vezes nós releiamos essa história, sempre vai ser como a primeira vez. 




A saga que me conquistou: 

E.: Meu Primeiro Blog.
Essa é uma saga da também blogueira Bruna Vieira. Eu, sinceramente, não esperava muito dos livros mas eles me surpreenderam bastante tanto ela facilidade de eu me colocar no lugar da personagem, quanto pelas viagens no tempo, que são ótimas! 




O livro que me fez refletir: 
E.: Todo dia
Todo dia, como eu disse na resenha, é um livro que traz muitas sensações diferentes para o leitor, e também faz com que pensamos nos preconceitos da sociedade e que percebamos como somos amarrados aos seus padrões e regras.



O livro que me fez rir: 
V.: Um Sorriso ou Dois
Neste livro Frederico Elboni fala de uma forma divertida sobre o amor, e por sua consequência todos os fatos que acontecem antes de amar e depois de amar alguém.
E.: A Herdeira
Tava demorando para eu colocar a Kiera Cass aqui no meio né? hahaha Em A Herdeira Kiera continua a contar a história d'A Seleção, mas dessa vez com a  filha do casal mas sem perder o se jeito característico de escrever, que me arranca muitas risadas. 

      


O livro que me fez chorar: 
V.: Para Onde ela Foi 
A continuação de Se eu ficar da história de Mia e Adam não foi diferente, após o acidente, Mia decide tomar um caminho diferente de Adam, então várias coisas acontecem até enfim eles se encontrarem novamente e perceber que nenhum de seus sentimentos foram apagados.

E.: A Lista Negra
Esse livro mexe muito com nosso emocional pois a personagem principal acaba de passar por uma tragédia e precisa superar todos os tipos de trauma e ainda aceitar que seu namorado foi o principal responsável por tudo isso. É uma história incrível que todos deveriam ler. 

  


O livro que me surpreendeu: 
V.: O Pequeno Príncipe.
Em primeira ocasião achei que por ser um livro infantil não iria me prender, pelo contrário! Eu amei cada trecho do livro, que conta as fantásias encantadoras de quando somos crianças, e nos incentiva a nunca deixar elas para trás.

E.: De Volta Aos Quinze.
Acabei de falar ali em cima, mas está aqui ele de novo: De Volta Aos Quinze. Eu comprei mais por envolver viagem no tempo amo do que pela história em si, e eu amei. Com certeza me surpreendeu muito.

  


O livro que devorei: 
V.: A Pedra Filosofal  
Se tem algo no mundo que sou realmente sou apaixonada é pela saga Harry Potter! A Pedra Filosofal é quando conhecemos um pouco desse mundo encantador que já começa com muitas aventuras, e a história do pequeno Harry que de tirar lágrimas dos olhos!
E.: Quarto 
Eu fiquei tão empolgada com esse livro que o li em um dia. É um livro fino, isso é, mas os contos não te permitem para de ler, super recomendo. 


   



O livro que abandonei:

E.: As Vantagens de Ser Invisível
Amantes desse livro, podem me julgar! Eu não consegui chegar na metade da história, não por ela ser ruim, mas pela maneira que era escrita. era como se um adolescente tivesse escrevendo aquilo. Eu sei que essa era a impressão que queria passar, mas eu não consegui me adaptar.





O Thriller psicológico que me arrepiou:
E.: Doctor Who - 12 doutores, 12 histórias.
Já sou completamente viciada na série, imagina ler o livro de Doctor Who. Uma das coisas que mais gosto no Doctor é ele ser capaz de resolver tudo sem violência, só com raciocínio lógico. isso me encanta! 



A frase que não saiu da minha cabeça: "Tudo é possível quando se tem coragem" - Gina Wesley
Ambas concordamos que essa frase descreve muito do que acreditamos: Que não importa o que tu queiras, com o que tu sonhes, se tu tiveres coragem de tentar, isso se realizará!


O gênero literário que mais lemos: Ficção e Distopia
E, na nossa humilde opinião, esses são os melhores gêneros e são os que mais nos fazem sentir a história e nos colocarmos no lugar dos personagens.


O gênero literário que precisamos ler mais: Clássicos
Acho que a maioria das pessoas tem um certo preconceito com esse gênero e estamos incluídas entre essas. Mas nós sabemos que existem muitos livros clássicos muito bons, e que a leitura deles é importante para nossa formação. Então que venham os clássicos em 2016!  


O melhor livro que li em 2015:  Essa categoria nasceu para não ter uma resposta! São todos tão 
incríveis que seria impossível nós escolhermos apenas um. Acho que vocês entendem, não é mesmo?


V.: Li em 2015 12 livros, sendo que minha meta era de 15. Ops!!!
E.: Li em 2015 15 livros, minha meta era de 20 :P a culpa disso? series!


A minha meta literária para 2016 é: 
V.: 15 de novo, para ver se eu alcanço.
E.: por mais que eu não tenha conseguido ler os 20 livros esse ano, em  2016 pretendo alcançar a meta de 25. Boa sorte pra mim!

Então era isso pessoal! Ultimo post do ano. Queria agradecer a todos que visitaram, leram e comentaram no blog, vocês são uns anjos! 
Um Feliz 2016 para todos vocês, com muita saúde, paz, alegria, união e, claro, muuuuitos livros. 
Um Beijo e até ano que vem!

You Might Also Like

2 comentários

  1. adorei, eu li se eu ficar e quero ler continuação pequeno principe quero ler de novo e as vantagens de ser invisivel eu perdi e ainda não li harry potter e as reliquias da morte, mas li o harry potter e a pedra filosofal e gostei, mas perdi também.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdeu?? Como assim? ahsahhas
      Harry Potter é o melhor!!

      Excluir

Nosso Facebook

Instagram